Integrantes

João Junior

Juliana Izabel

Lucas Daniel

Mariana Marques

Victor Arantes

Ygor Dimas

O intuito deste trabalho é retratar a identidade que alguns alunos do ensino médio têm da sua comunidade, através agência de notícias “Expressão Jovem” na Escola Professor Inácio Castilho, no bairro São Jorge em Uberlândia. Foi feito pelos alunos um jornal mural,  programa de rádio e alguns vídeos informativos com a orientação dos estudantes de Jornalismo.

O mini documentário "Faces da Glória" foi uma construção coletiva em parceria com a Associação de Moradores do Bairro Élisson Prieto, mostrando o lado dos moradores da ocupação de Glória, que se deu em 2012 em terras sob posse da Universidade Federal de Uberlândia. A ocupação, de mais de 2 mil famílias, sobrevive até hoje, mesmo sofrendo diversas ameaças de despejo e com uma imagem de invasores e delinquentes perante a sociedade e a mídia tradicional.

O trabalho visou colocar em prática a Educomunicação juntamente com um Grupo de Estudos sobre Danças Urbanas da Universidade Federal de Uberlândia. Por meio de uma página no Facebook e um canal no Youtube, o grupo pôde explicar o que são as Danças Urbanas, mostrar seus tipos, falar sobre certos tabus que ainda enfrenta, o difícil mercado de trabalho; além de ser um espaço para divulgações das apresentações e eventos de Danças Urbanas em Uberlândia, pois a cidade oferece baixa visibilidade.

O objetivo do projeto foi levar uma roda de conversa para dentro das salas de aula do Ensino Médio com os temas abordados por eles: vida adulta, pressões diárias e indecisão profissional. Além do site, uma das mídias finais produzidas foi um livro digital, “O livre e espontânea pressão” que é a coletânea de relatos dos alunos que participaram do projeto.

Libert-arte
Integrantes

Ana Eliza Barreiro

Clarice Rodrigues

Gustavo Cardoso

Gustavo Medrado

Jéssica Spirandelli

Natália Spolaor

Integrantes

Ana Luiza Figueiredo

Emílio Gabriel

Halyson Vieira

Isabela Silveira

Isadora Ruiz

Iury Machado Leite

Luiz A. Gomes Júnior

Integrantes

Aline Carrijo

Ana Luisa Nogueira

Camilla de Freitas

Gabriela Tostes

Lívia Ramos

Heloir Cristiano

Pedro Henrique Silva

Integrantes

O Libert-arte é um documentário sobre Malucos de BR e artesãos de rua, contando um pouco de como é o cotidiano dessa comunidade. Trazemos a fala da Socióloga Mariana Cortes, que fala como o conceito de comunidade se transformou ao longo dos últimos anos, e também a fala de Pedro Cândido, graduando em Direito pela UFU, falando sobre a parte judicial e repressão policial que os malucos de BR e Artesãos sofrem.

Camila Romão

Daniel Ferreira

Elaíny Carmona

Igor Machado

Jhyenne Gomes

Samantha Verhaeg Samantha Loren Costa