Integrantes

Ana Beatriz Cerqueira

Bianca Júdice

Kennedy Rosa

Laura Moreira

Luiza Caleffi

É uma revista online destinada aos educadores, buscando mostrar aos que “ensinam”, o que os que “aprendem” pensam a respeito das matérias e suas dificuldades. A revista busca fornecer dicas de práticas educomunicativas, artigos e fotografias que os professores podem usar em sala de aula para melhorar a dinâmica de ensino e aprendizagem das diversas materiais que são ensinadas nas séries iniciais. Clique na imagem para ler a revista.

Este projeto foi desenvolvido baseando-se no Parâmetro Curricular Nacional do Ensino Médio (1997), PCN-EM, em especial na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o grupo aplicou uma oficina sobre o gênero narrativo. Os textos deveriam tratar de assuntos do cotidiano escolar, como, por exemplo, as expectativas do futuro e sonhos. Temáticas que estão presentes na vida de discentes do ensino médio, uma vez que estes estão concluindo o ensino básico e planejando seu futuro pós-escolar. Ao final da oficina, os integrantes dos grupos selecionaram textos, aleatoriamente, para confeccionar um livro digital. Clique na imagem e acesse o livro.

Buscou atender adultos analfabetos, semianalfabetos ou que cursavam a Educação de Jovens e Adultos. Para isso, foi desenvolvido um documentário que trazia a discussão sobre o que é possível aprender com as histórias que ouvimos e contamos das pessoas. O objetivo do trabalho foi mostrar como a Educomunicação também está presente no ensino de adultos.

O que significa?

O grupo buscou trabalhar com uma creche comunitária de Uberlândia, mais especificamente com crianças de três a cinco anos de idade. As crianças eram indagadas, sobre o significado de palavras comuns do seu dia a dia, como, por exemplo, pai, mãe, amor, carinho, entre outras. Cada uma respondia de acordo com aquilo que possuía de conhecimento de mundo, ou seja, de forma espontânea. Ao final, as crianças fizeram desenhos que, para elas, mostrassem o significado das palavras e um dicionário ilustrado foi criado pelo grupo utilizando o material criado pelas crianças atendidas na creche. 

Integrantes

Caroline Buffeli

Érika Abreu

Gabriela Junqueira

Maria Clara Vieira

Nayara S. Ferreira

Integrantes

Gabriela Filipe

Jonatas Silva

Matheus Arantes

Michael Fernandes

Sérgio Filho

Integrantes

Camila Pavani 

Mariana Almeida

Monalisa França

Núbia Pereira

Integrantes

O projeto trabalhou com a criação de slides que contassem um pouco da história dos pontos turísticos de Uberlândia, com estudantes, entre 9 e 10 anos, do quarto ano do ensino fundamental de uma escola do município. Todo o processo de criação do projeto, sua construção e conclusão resultou em um site tornando mais acessível a disponibilização desse material à comunidade.

Carolina Oliveira

Geane Amaral

Rafael Borges

Vinicius Ribeiro