Buscar
  • Educom UFU

Semana de Comunicação da UFU tem como tema "Jornalismo e Democracia"

Atualizado: 28 de Nov de 2020

Por Lucas Figueira e Sara Camelo



A oitava edição da Semana de Comunicação, a Secom, teve início no dia 26/11 e vai até sábado, 28/11 de forma totalmente remota, por conta da pandemia do novo Coronavírus. A Secom é um evento realizado pelo Centro Acadêmico de Comunicação Social (Cacos) do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia, e a edição deste ano tem como tema “Jornalismo e Democracia”.


A Secom tem como proposta inicial trazer profissionais do mercado para uma troca de vivências e experiências com os estudantes. Por conta disso, o fato dessa edição ser remota fez com que o acesso à esses profissionais se tornasse mais fácil, enriquecendo ainda mais o evento. Assuntos como jornalismo de moda, jornalismo esportivo, jornalismo cultural e democratização da informação são alguns dos principais temas desta edição.


O evento contou com a presença da jornalista Paola Deodoro e do professor Reynaldo Maximiano. Foto: Print de tela.

O evento conta também com oficinas, mesas redondas e palestras com os mais diversos profissionais da área da comunicação que debatem sobre os desafios da profissão dos dias atuais. De acordo com Lauryn Fonseca, estudante jornalismo e diretora geral do Cacos, a escolha dos convidados se deu por meio de um formulário, no qual os alunos davam sugestões de profissionais que queriam ver na Secom. “Por meio disso, conseguimos levantar alguns nomes e temas relevantes que unissem os acontecimentos atuais e trouxessem uma pluralidade de vozes para a edição”, conta Lauryn.


Eventos como esse são importantes, pois possibilitam uma discussão sobre o papel do jornalismo nos dias atuais, além de fazer com que os alunos tenham um contato maior com o espaço acadêmico, mesmo durante o distanciamento social. Para Lauryn, isso se torna ainda mais importante para os calouros do curso que não tiveram a chance de ter contato com a rotina presencial da universidade, por conta da pandemia. “Ver eles participando e interagindo com os convidados é muito satisfatório, pois esse contato é muito enriquecedor para a nossa formação”, afirma.


Você pode ter acesso ao cronograma das atividade da Secom pelo link: https://jornaufu.wixsite.com/cacos/secom-2020 .


18 visualizações0 comentário