Buscar
  • Educom UFU

Professora da UFU apresenta artigo de educomunicação em Portugal

Atualizado: 3 de Jul de 2019

Por: Loise Monteiro





No último mês de maio, a Universidade de Aveiro, em Portugal, recebeu o V Congresso Literacia, Media e Cidadania, que teve como tema “Tecnologia, Desinformação e Ética”. Para compor os trabalhos sobre a comunicação e a educação, as professoras do curso de Jornalismo da UFU Aléxia Franco, Christiane Pitanga e Diva Silva, produziram o artigo “Educomunicação: experiência formativa no curso de jornalismo da UFU”. Nele foi apresentado um relato crítico sobre o projeto educomunicativo desenvolvido no primeiro período do curso.


Pitanga, responsável por apresentar o trabalho no evento, conta que a participação no congresso foi de grande enriquecimento, devido a oportunidade de estar em contato com pesquisadores europeus e de trocar conhecimentos. Ainda, foi possível conhecer quais pesquisas estão sendo desenvolvidas na área da comunicação e da literacia midiática, a qual, segundo a professora, se tornou um meio no país de combater e alertar as pessoas sobre as fake news.


Além disso, outro ponto importante na participação do congresso foi a possibilidade de apresentar o que está sendo desenvolvido na UFU, principalmente os projetos educomunicativos dentro da formação dos jornalistas. “Foi uma experiência muito rica e acredito que essa exposição e divulgação do que é feito em Uberlândia é importante para a universidade, para o curso e, consequentemente para os estudantes”, conta.


A professora acredita também que a importância de se mostrar o curso se dá para que comecemos a estabelecer vínculos e abrir caminhos para que possamos fomentar intercâmbios de ideias, de pesquisadores, de alunos e de professores. “O objetivo é estreitar os laços Brasil-Portugal, para que possamos formar uma cooperação científica em torno da educomunicação e da literacia midiática”, conclui.

130 visualizações