Buscar
  • Educom UFU

Jornalismo UFU marca presença no Intercom Sudeste 2020

Atualizado: Out 3

Por Lucas Figueira e Sara Camelo

O Intercom Sudeste 2020 acontece entre os dias 01 e 31 de outubro, de forma remota, devido a pandemia do novo Coronavírus. No evento, serão desenvolvidas e transmitidas diversas atividades. Uma delas é Festival Expocom, no qual estudantes têm a possibilidade de exibirem seus trabalhos comunicacionais experimentais. Os melhores trabalhos inscritos em cada modalidade são premiados, e o curso de Jornalismo da UFU marca presença com suas produções em diversas categorias.


Um dos trabalhos inscritos é “Crônicas de uma vida crônica”, suplemento do Jornal Laboratorial do Curso de Jornalismo, Senso Incomum, que concorre na categoria de Produção em Jornalismo Literário e/ou de Opinião (avulso ou conjunto/série). O caderno de crônicas foi produzido em 2019, pela 10ª turma de Jornalismo, com o intuito de promover um respiro dentro do jornal laboratório, além de mostrar uma outra imagem do fazer jornalístico por meio da linguagem literária.


As crônicas abordavam a vida dos estudantes dentro do universo acadêmico, seus dilemas, incertezas e conquistas. Para Reynaldo Maximiano, professor do curso e orientador do projeto, explorar espaços mais livres dentro das produções jornalísticas demonstra enorme importância. “Acredito que a ampla liberdade de experimentação faz com que sejam produzidos trabalhos de ótima qualidade, além da utilização de outros gêneros textuais, que diversifica a própria linguagem dos alunos”, enfatiza.

A 10ª turma também concorre com o jornal Senso Incomum, classificado para o Expocom. Foto: Acervo Pessoal.

Guilherme Amaral é o aluno líder de “Crônicas de uma vida crônica” e representará toda a turma no Expocom Sudeste. Ele acredita que essa troca com outros estudantes é muito importante, e está ansioso para a apresentação virtual. “Espero que eu consiga transmitir a importância deste trabalho tanto para a turma que produziu, como também, para os leitores”, diz.


Outro trabalho da UFU que participa do Expocom neste ano é o documentário “Vexarte”, que promove uma reflexão sobre as representações da arte na sociedade, e concorre na categoria de Direção de Fotografia.


É o segundo ano em que Gabriel Caixeta, aluno líder, inscreve um produto no Expocom, e ele explica como o evento virtual abriu possibilidades para que mais alunos tenham a oportunidade de exibirem seus trabalhos. “Antes a apresentação presencial era obrigatória e isso limitava alguns alunos. Neste ano, com possibilidade da participação remota, mais estudantes têm a oportunidade serem contemplados por meio de seus trabalhos”, conta. Para Caixeta, a participação virtual nos próximos anos seria uma forma interessante de promover maior e acesso e democratização do universo acadêmico.

O documentário "Vexarte" foi realizado durante a disciplina de Telejornalismo II. Foto: Reprodução.

A festa de premiação do Expocom Sudeste 2020 acontecerá no dia 16 de outubro, às 19h30, e será transmitida ao vivo no canal da Intercom no YouTube. Para mais informações, acesse o site portalintercom.org.br


Na lista abaixo, você confere todos os trabalhos do Jornalismo UFU que concorrem ao Expocom Sudeste neste ano:


A Margem

Revista customizada

Edivaldo Carvalho, Julia Barduco, Juliana Kopp, Karolina Cardoso, Lucas Raniel e Stéphane Vieira Silva


Senso Incomum 46 e 47

Jornal laboratório impresso

10ª turma


Suplemento Vida Crônica

Produção em jornalismo literário e/ou opinião

10ª turma


Entre Livros e Protestos

Ensaio fotográfico artístico

Beatriz Cintra, Edivaldo Carvalho, Isabela Vasconcelos, Julia Alvarenga, Julia Barduco, Karolina Cardoso, Mariana Palermo e Sarah Aguiar


Do Lado de Cá

Reportagem em Telejornalismo

Vitoria Bertolucci, Gustavo Ribeiro, Mateus Oliveira e Naiara Ashaia


Pé de Info

Programa laboratorial de TV

Vitoria Bertolucci, Gustavo Ribeiro, Mateus Oliveira, Matheus Maia e Naiara Ashaia


Pele Expressa

Blog

Bianca Xavier, Lauryn Fonseca, Jhenifer Gonçalves, Fernanda Neves e Gabriela Pina


O museu de onde eu vim

Filme de não ficção/documentário/docudrama

Pedro Prado, Vanessa Gianotti, Genivan Júnior, Pedro Santos e Pedro Silva


Drag Up

Website

Luisa Cardoso, Blaranis Gomes, Matheus Machado e Sarah Aguiar


Fanzine Fantásticos

Design gráfico avulso

Gabriela Cristina, Jhenifer Gonçalves, Fernanda Neves e Gabriela Pina


Caminho do autoconhecimento

Fotografia artística

Beatriz Evaristo


Agência Conexões

Agência escola/júnior de jornalismo

Beatriz Ortiz, Ana Spannenberg, Genivan Júnior, Karolina Cardoso, Milena Félix, Monallysa Teixeira, Tuila Tachikawa, Vanessa Gianotti e Jhyenne Santana


Vexarte

Direção de fotografia

Gabriel Caixeta e Sara Camelo

34 visualizações