Buscar
  • Educom UFU

II Congresso Internacional de Educomunicação acontece em São Paulo

Por: Loise Monteiro


A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) recebe nos dias 12, 13 e 14 de novembro o II Congresso Internacional de Educomunicação, simultaneamente ao VIII Encontro Brasileiro de Comunicação e Educação, com a organização do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE/USP).


O evento, que este ano aborda a temática “Educação midiática: práticas democráticas pela transformação social”, conta com mesas redondas, grupos temáticos (GTs), painéis e mais de 80 especialistas do Brasil e de outros países.


A abertura foi marcada por um recital de Eduardo Henrique Soares Monteiro e por uma mesa redonda, comandada por pesquisadores do Brasil, do Canadá, da Espanha, da Itália e do México, com o tema “20 anos da educação midiática: perspectivas históricas”.

A programação segue até quarta-feira, quando ocorrerá a III Reunião do Projeto Mobilização Latinoamericana Pela Educação, com a coordenação do professor Ismar de Oliveira Soares, coordenador geral do evento.


Trajetória do evento


O I Congresso Internacional de Comunicação e Educação ocorreu há 20 anos, em 1998, em São Paulo, com o tema Multimedia and Education in a Globalized World.


Posteriormente, em 2004, o evento foi citado pelo pesquisador hindu Joseph Sagayaraj Devadoss como uma das cinco reuniões internacionais mais decisivas para a área da Media Education Mundial.


Após o congresso, o número de pesquisas na área da educomunicação se multiplicou, o que promoveu mais bases teóricas e a ampliação do conceito.

0 visualização