Buscar
  • Educom UFU

Evento promovido pelo PET Conexões de Saberes Educomunicação auxilia ingressantes da UFU

Atualizado: 12 de Abr de 2018

Por: Duda Yamaguchi e Loise Monteiro


Evento promovido pelo PET CNX Educomunicação contou com a participação de calouros de diversos cursos da UFU. Foto por: Roberto Vicente

“E agora, José?”


Na última quarta-feira, 14, ocorreu no campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) o evento “E agora, José?”, oferecido semestralmente pelo PET (Programa de Educação Tutorial) Conexões de Saberes Educomunicação para apresentar informações básicas sobre a Universidade, como instalações dos campi, Empresas Juniores, a moradia estudantil, orientações sobre projetos e outros serviços.


A palestra aconteceu em dois horários, às 14h e às 17h, e foi ministrada pelos próprios bolsistas e voluntários do programa, além de trazer convidados para explicar como funciona alguns núcleos e programas da universidade. Laísa Araújo, Diretora Presidente do Núcleo de Empresas Juniores (NEJ) da UFU foi uma das convidas e falou sobre a importância do grupo para o âmbito profissional e pessoal do participante, além de listar os parceiros e as empresas filiadas.


O evento também teve a participação de Arthur Orlandini, da Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciales (AIESEC), Jéssica Souza e Mila Soares da Central de Línguas da UFU (Celin), tratando sobre as possibilidades de intercâmbio através do Programa Voluntário Global e do Idiomas Sem Fronteiras. O Centro Voluntariado Universitário (CVU) também contou com suas representantes, Amanda Tonetto e Layla Policarpo, para divulgar o trabalho voluntário que acontece na universidade.


Membros do PET CNX Educomunicação reunidos para a realização do evento "E agora, José?". Foto por: Roberto Vicente

Segundo a tutora do PET, professora Dra. Diva Souza, o evento é importante para que os ingressantes conheçam as possibilidades existentes na UFU. “A atividade é planejada para mostrar, em um momento de conversa e aproximação com os calouros, que é possível viver na Universidade e usufruir de tudo aquilo que ela dispõe”, explica.


PET CNX Educomunicação


O PET Conexões de Saberes Educomunicação é um grupo interdisciplinar da UFU que conta com alunos de diversos cursos, dentre eles Pedagogia, Jornalismo Letras, Direito, Psicologia e Pedagogia. O programa tem reuniões quinzenais e realiza pesquisas, atividades de ensino e extensão, voltadas para ações afirmativas, étnicas e sociais, utilizando-se da Educomunicação para discutir assuntos de importância dentro e fora da universidade.


Para Diva Souza, tutora do programa, a Educomunicação possui papel fundamental para fomentar as temáticas discutidas no Programa. “O PET possui vertente interdisciplinar e, por isso, a Educomunicação, que existe desde sua origem, é tratada dentro de um tripé universitário, que congrega ensino, pesquisa e extensão”, conta a tutora que está envolvida em diversos projetos na Universidade sobre processos educomunicativos, além de ministrar a disciplina “Comunicação e Educação” no curso de Jornalismo.


Segundo Diva, “a Educomunicação é muito abrangente, então parte de pressupostos de intervenção social, no aspecto de trabalhar com as pessoas para que reflitam sobre suas próprias práticas, o seu cotidiano e, unidas ali por uma motivação de determinada comunidade, podem propor outras ações, que modifiquem a realidade”, aponta.


O PET CNX Educomunicação está com edital aberto para alunos dos cursos de Jornalismo e Pedagogia que queiram participar do programa, as inscrições podem ser feitas nos 12 e 13 de abril. Para mais informações acesse o edital: http://www.faced.ufu.br/sites/faced.ufu.br/files/Edital%20PETCNXED-FACED%20No01-2018.pdf



64 visualizações