Buscar
  • Educom UFU

Curso de Jornalismo da UFU conquista sete prêmios no Intercom Sudeste 2019

Por: Sara Camelo


Vencedores do Expocom Regional devem ir a Belém para participar da etapa nacional do evento. Foto: Página Intercom

O congresso que foi sediado na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) aconteceu nos dias 03, 04 e 05 de junho. Alunos e professores dos cursos de comunicação de toda a região sudeste se reuniram para apresentar trabalhos e projetos da área.


Entre eles, estavam representantes do curso de Jornalismo da UFU, que foram vencedores de sete prêmios em várias categorias do Expocom, uma das subdivisões do congresso: livro-reportagem, foto artística, reportagem em jornalismo impresso, história em quadrinhos, agência de jornalismo e website.


A reportagem “Confissões sob ditadura” foi uma das premiadas no evento. Ela foi produzida pela nona turma no quarto semestre e veiculada na 43ª edição do jornal laboratório Senso In Comum. Segundo Gabriel Caixeta, editor-chefe da reportagem, ela possui relevância devido ao tema abordado. “Neste período de revisionismo histórico que vivemos, se faz ainda mais importante refletirmos sobre momentos obscuros, como foi a Ditadura Militar”, conta.


Para ele, o jornalismo deve tomar esse papel de retomar a nossa história de forma crítica e apurada. Além da reportagem “Confissões sob ditadura” foram premiados a foto de capa “O eu invisível” e o livreto “Sensinho”, ambos compõem a narrativa da reportagem.


“O expocom é uma forma de mostrar seus produtos para as outras pessoas.” diz Nasser Pena. Ele foi vencedor do expocom sudeste com o livro “O Fruto Proibido", que retrata a vida de quem combate o vício com as drogas diariamente, por meio de uma linguagem sensível e humanitária. O recém-graduado explica que é importante participar das sessões do congresso para ver o que os outros alunos de comunicação produzem e, com isso, trocar idéias e conhecimento. “Eu acho que é um momento de compartilhar.” enfatiza.


"O Fruto Proibido" foi o ganhador da categoria livro-reportagem, como o melhor do sudeste. Foto: Página Intercom Regional

Todos os trabalhos selecionados nessa etapa do Intercom regional irão competir no Intercom Nacional que acontecerá em Belém do Pará no mês de setembro. Confira mais informações no site do evento: http://www.portalintercom.org.br/eventos1/congresso-nacional/apresentacao5



0 visualização