Buscar
  • Educom UFU

Cine Foto Debate propõe trocas de conhecimento entre alunos e profissionais do Fotojornalismo na UFU

Atualizado: 10 de Abr de 2019

Por: Sara Camelo





Aconteceu, na última quinta-feira (04/04), a primeira edição do projeto Cine Foto Debate, no auditório 5S do campus Santa Mônica da UFU. Com coordenação da professora de Fotojornalismo, Fernando Torquato, o Cine Foto Debate propõe a exibição de materiais audiovisuais (filmes, documentários e episódios de séries) sobre fotografia e fotojornalismo, seguidos de um bate-papo sobre o tema e as técnicas da área. A entrada é gratuita e aberta à comunidade.


A ideia desses eventos surgiu a partir do desejo da professora de ter um momento de exibição e discussão de produtos audiovisuais além da sala de aula. “Eu já conhecia alguns profissionais da área e perguntei se eles gostariam de falar um pouco sobre suas técnicas e experiências como fotógrafos e fotojornalistas, e eles aceitaram”, relata. Ela afirma a importância da troca de experiências dos profissionais com os alunos, como forma de reconhecimento e afirmação da atividade jornalística. Com o apoio do coordenador do curso e a animação dos calouros, o projeto ganhou vida e será dividido em sete edições quinzenais, realizadas às quintas-feiras até o mês de junho.




Além dos produtos audiovisuais exibidos também serão discutidos temas sobre fotojornalismo, como conceitos e técnicas da área. Foto: Matheus Borsato

Nessa primeira edição, foi exibido o filme "O Fotógrafo de Mauthausem” que conta a história de um ex-soldado preso no campo de concentração de Mauthausen durante a Segunda Guerra Mundial. O filme retrata com clareza algumas técnicas da fotografia analógica, o que foi abordado pelo convidado do dia, Henrique Vieira, fotógrafo de Araguari, Minas Gerais.

Logo após a exibição do produto, ele propôs uma pequena dinâmica, em que os alunos testaram algumas das técnicas que demonstradas no filme, como, por exemplo, a ampliação de uma fotografia analógica. “Nós selecionamos algumas partes do filme que retratavam procedimentos fotográficos e discutimos sobre eles”, conta Fernanda. Além disso, os participantes tiveram acesso à Câmera de Fole e aprenderam a regular o foco de uma imagem analógica, além de alguns princípios da câmera escura.


Para a aluna do curso de Jornalismo, Júlia Barduco, é motivador ouvir experiências de profissionais que trabalham com fotojornalismo diariamente “Nos dá uma visão mais ampla do que ocorre nos processos, uma visão para além da sala de aula”, relata.



A partir da dinâmica com as câmeras analógicas, os alunos aplicaram técnicas fotográficas vistas em sala de aula. Foto: Matheus Borsato


Confira a programação dos próximos Cine Foto Debate:


18/04 – 14h

Local: Auditório 3Q – campus Santa Mônica

Filme: Blow-up – Depois daquele beijo


02/05 – 14h

Local: Auditório 5S – campus Santa Mônica

Episódio: Vida e Morte – parte 1, da segunda temporada da série Tales by light da Netflix.


02/05 – 16h

Local: Auditório 5S – campus Santa Mônica

Fotojornalista convidado: Beto Oliveira


16/05 – 14h

Local: A confirmar

Documentário: Hondros


30/05 – 14h

Local: A confirmar

Fotojornalista convidado: Joel Silva


13/06 – 14h

Local: A confirmar

Documentário: O Sal da Terra


27/06 – 14h

Local: A confirmar

Episódio Platon: O Fotógrafo - Série da Netflix, Abstract: The Art of Design.


27/06 – 16h

Local: A confirmar

Fotógrafa convidada: Cíntia Guimarães


Para mais informações, acesse a página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/320287742006996/

30 visualizações