O que é educomunicação?

A educomunicação, uma interface entre educação e comunicação pode contribuir para uma educação crítica que compreenda e respeite a trajetória do aluno e promova ressignificações dos seus saberes, pois, as práticas pretendem estimular a aprendizagem numa construção coletiva do conhecimento.

Educomunicação é um campo de intervenção social, e, como tal, é composta por muitas variáveis e demanda investigações e discussões acerca de seus processos constituintes e dos sujeitos deles participantes. “Com relação às tecnologias, o que importa não é a ferramenta disponibilizada, mas o tipo de mediação que elas podem oferecer para ampliar os diálogos sociais e educativos”. (SOARES, 2011, p.18)

As perspectivas teórico-metodológicas desse campo do saber apontam para ações de intervenção social. Assim, as ações oriundas dos projetos são reunidas em seis áreas de intervenção: educação para a comunicação; expressão comunicativa através das artes; mediação tecnológica nos espaços educativos; pedagogia da comunicação; gestão da comunicação nos espaços educativos; e reflexão epistemológica sobre a própria prática.

A educação, enquanto ação comunicativa é um fenômeno que permeia todas as maneiras de formação do ser humano e, assim, sob a mesma ótica, toda ação de comunicação tem, potencialmente, uma ação educativa. (Silva, 2016)

Ensino

No 1º período do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), os discentes entram em contato com os conceitos da Educomunicação, tanto na teoria quanto na prática, dentro e fora de sala de aula.

Educomunicação na UFU
Pesquisa
Extensão

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE) da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, oferece uma possibilidade interdisciplinar na área de concentração "Educação" que é desenvolvido em torno de duas linhas de Pesquisa assim denominadas:

I - Tecnologias e interfaces da Comunicação

 II - Mídias, Educação e Comunicação.

O PET CONEXÕES DE SABERES EDUCOMUNICAÇÃO (PET CNX) é um Programa de Educação Tutorial interdisciplinar, que envolve os cursos de Jornalismo, Pedagogia e Licenciaturas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O programa objetiva propiciar à alunos de origem popular uma formação superior envolvida com políticas públicas relacionadas às suas áreas de formação e promover a interação entre universidade e comunidade para uma efetiva troca de saberes.